terça-feira, 1 de outubro de 2013

Uma cartilha para ajudar a enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes

CartilhaBNRA Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) está de parabéns, pois tem lutado corajosamente e conseguido, passo a passo, dar visibilidade ao fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes por todo nosso imenso país. A edição da cartilha “Uma ação educativa contra a Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”, com seus 10 mil exemplares, mostra a força e o poder dessa militância.

Se me perguntassem: qual a fórmula desse grande sucesso da RENAS? Eu responderia que o segredo está na unidade e na graça de nos encontrarmos no centro da vontade de Deus, realizando sua obra.
A cartilha foi concebida para ser uma ferramenta a serviço da campanha “Bola na Rede”, promovida pela RENAS em parceria com onze organizações e redes.

Nosso principal objetivo é promover uma ação educativa que sensibilize as pessoas para a gravidade da exploração e do abuso sexual de crianças e adolescentes. Esperamos com isso fomentar a quebra do muro do silêncio, o aumento das notificações e a promoção de um ambiente mais seguro e livre de violência sexual para a população infanto-juvenil.

O processo de criação da cartilha contou com a colaboração e sugestões de várias pessoas ligadas à RENAS, dentre as quais destaco, com especial carinho, Ronald Neptune, Eliandro Viana, Tânia Wutzki, Débora Fahur e Ana Paula Felizardo.

Podemos dizer que escrever esse documento foi um grande desafio. O texto devia primar pela objetividade, ser simples, mas, ao mesmo tempo, conter informações relevantes para aqueles que desejassem prevenir e/ou encaminhar para redes de proteção a apuração de casos concretos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Apesar de abordar o fenômeno da violência sexual de uma forma técnica, mostrando a tipificação de conceitos, estatísticas, legislação e detalhamento do sistema de garantia de direitos, a cartilha ficou bem didática e de fácil compreensão.

Está comprovado cientificamente que no decorrer do nosso processo de aprendizagem retemos apenas 10% do que lemos, 20% do que escutamos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e escutamos (audiovisual), 70% do que ouvimos e logo discutimos e 90% do que ouvimos e logo realizamos. Dessa forma, tomando por base esses dados, recomendamos o estudo da cartilha em pequenos grupos e em classes de escola dominical. Para ajudá-lo a otimizar os debates e aprofundar as principais questões associadas ao fenômeno, criamos, logo após a exposição de cada tema, as seções “Para refletir” e “Uma palavra de esperança”. Confiram. Vale a pena.

A RENAS, inicialmente, não tinha recursos para produzir a cartilha. Entretanto, movidos pela fé, cremos que Deus iria prover “o ouro e a prata” e por meio da articulação com alguns parceiros, dentre os quais destaco aqui a Visão Mundial, na pessoa do Welinton, o sonho se transformou em realidade.

Por fim, concluo esse breve comentário, citando Victor Hugo que disse: “Nada é mais poderoso do que uma ideia que chegou no tempo certo”. De fato, meus queridos irmãos, a ideia de mobilizar a igreja para proteger crianças e adolescentes da violência sexual chegou no tempo certo. Acredito que estamos vivenciando um “kairós” de Deus. Essa é nossa hora de fazer história e proteger da violência essa geração de pequeninos. Que o Espírito Santo ilumine e fortaleça a todos nós, para que quando nos apresentarmos, perante nosso mestre Jesus, escutemos de seus lábios: “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25.23).
Leolina Cunha
(CECOVI)
_________
Baixe gratuitamente a cartilha aqui
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário