segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dia 31 de outubro não é dia das bruxas, é dia da Reforma Protestante!

Depois das trevas, luz.



Há 499 anos atrás, no dia 31/10/1517 um monge agostiniano chamado Martinho Lutero lê, a luz de velas:


"Por que nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé como está escrito: mas o justo viverá pela fé" 

Começando assim a Grande Reforma Protestante que foi fundamentada nas 95 teses afixadas na porta da igreja do castelo de Wittenberg e nas 5 Solas da Reforma, sendo elas:

SOLA GRATIA   "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se gloria". Ef 2.8 e 9

SOLA FIDE  "Por que nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé como está escrito :mas o justo viverá pela fé" Rm 1:17

SOLA SCRIPTURA  "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". 2Tm 3:16-17

SOLUS CHRISTUS  "E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" At 4.12.

SOLI DEO GLÓRIA  A igreja romana ensinava e exigia uma devoção ao clero e aos homens santos que poderiam interferir diante de Deus para perdão de pecados e obtenção de bênçãos para os homens.

Quando se estava na presença do papa e dos cardeais a reverência deveria ser tamanha, beirando as raias de adoração, onde se demonstraria uma total submissão a estes.

Fundamentado nas Escrituras Ef 2. 1-10; Jo 4.24; Sl 90.2; Tg 1.17 e tantos outros textos, os Reformadores concluem que somente a Deus devemos dar glória.

Não podemos dispensar glórias a homens, pois não passam de míseros pecadores e são como trapos imundos e carecem da misericórdia e da gloria de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário