quarta-feira, 7 de maio de 2014

Terminando a serie 8 Jeitos de Mudar o Mundo (8 Objetivos do Milênio) - 8º Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento Brasil

Pra Terminar a serie 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015, Conhecida também como 8 Objetivos do Milênio – ODM promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

8. TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO

BRASIL: O Brasil foi o principal articulador da criação do G-20 nas negociações de liberalização de comércio da Rodada de Doha da Organização Mundial de Comércio.

Também se destaca no esforço para universalizar o acesso a medicamentos para a Aids.

O país é pró-ativo e inovador na promoção de parcerias globais usando a cooperação sul-sul como veículo.
Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro não discriminatório. Tratar globalmente o problema da dívida dos países em desenvolvimento. Formular e executar estratégias que ofereçam aos jovens um trabalho digno e produtivo. Tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial de informação e de comunicações.
SUGESTÕES DE AÇÕES:

Escolher temas de interesse comum e promover encontros entre escola e comunidade e organizações sociais – é fundamental continuar aprendendo coisas novas sempre.

Organizar o grêmio da escola que pode desenvolver vários cursos como inclusão digital e geração de renda.

Divulgar o que já está sendo feito pela comunidade, no jornal da escola, do condomínio ou do bairro – nada melhor do que compartilhar experiências.

Convidar amigos, vizinhos, empresas e instituições a participarem. Enquanto o seu grupo faz uma ação, muitos outros também estão fazendo a sua parte. O sucesso de um projeto de voluntariado depende das pessoas envolvidas e das parcerias realizadas.

Não votar em candidatos que ofereçam, em troca de votos, favores como emprego, dinheiro, cestas básicas, consultas médicas etc.

Fiscalizar a atuação dos políticos, exigindo que eles cumpram as promessas de campanha.

Exercer o dever de cidadão, participando ativamente do planejamento da cidade – por meio do Orçamento Participativo, do Plano Diretor ou dos Conselhos Municipais.

Participar de discussões e projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), incentivando o engajamento de outras pessoas, organizações e empresas.

Formar parcerias com setor público, empresas, associações e conselhos, a fim de resolver os problemas mais relevantes do bairro.

Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso a medicamentos seguros e a preços acessíveis.

Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso à Internet e a outros meios de comunicação, além de se disponibilizar para projetos de inclusão digital voltados para jovens em situação de desvantagem social.
Promover ações voluntárias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos do Milênio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário