sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

8 Jeitos de Mudar o Mundo. 2º Educação Básica de Qualidade para todos (Objetivos do Milênio)

Continuando a serie sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015, Conhecidos também como 8 Objetivos do Milênio – ODM, estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas. hoje falaremos do segundo.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.



2º. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS BRASIL: 

Os dados do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM são de 2008: 94,9% das crianças e jovens entre 7 e 14 anos estão matriculados no ensino fundamental. 

Nas cidades, o percentual chega a 95,1%. O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as crianças das regiões norte e nordeste. Outro desafio é com relação à qualidade do ensino recebida. 
Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico. 

SUGESTÕES DE AÇÕES: 
  • Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade. 
  • Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a frequentar a escola. 
  • Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos. 
  • Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas. 
  • Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer. 
  • Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências.
  • Identificar crianças fora da escola e encaminhá-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade. 
  • Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando seu desempenho. 
  • Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
  • Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem. 
  • Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a frequentar um curso de alfabetização. 
  • Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.

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