Dos dias 17 a 19 de março do ano de 2016 aconteceu na cidade de Remanso – Bahia a “1ª Consulta Regional sobre o Sertão Nordestino” com cerca de 40 obreiros envolvidos no trabalho missionário no contexto sertanejo, oriundos de diversas denominações e missões evangélicas. Como resultado de estudos bíblicos, reflexões e debates chegamos a seguinte declaração:
1. CONTEXTUALIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NO SERTÃO NORDESTINO:
- Reconhecemos que pregamos o evangelho com uma linguagem inadequada (jargões evangélicos e ritmos musicais) dificultando a compreensão do evangelho no contexto sertanejo.
- Declaramos que devemos contextualizar a exposição do Evangelho na cultura sertaneja. Desejamos fazer uma leitura cultural, social e educacional para melhorar a forma de transmissão da mensagem.
- Queremos utilizar músicas evangelísticas contextualizadas em ritmos regionais.
- Reconhecemos que diversas festas fazem parte da cultura sertaneja e exercem importante influência sobre a vida dos mesmos.
- Necessitamos realizar uma reflexão profunda sobre o significado e origem das festas sertanejas, e como transformá-las sem ferir princípios bíblicos.
2. TRANSFORMAR SERTANEJOS EM DISCÍPULOS:
- Reconhecemos que em termo de discipulado temos feito pouco, porque temos nos portado como membros de igreja, ao invés de agirmos como discípulos de Jesus.
- Entendemos que precisamos nos tornar discípulos e construir relacionamentos com as pessoas, ensinando os princípios da Palavra de Deus. E para isso deveremos envolver o maior número de discípulos nesse processo de multiplicação.
3. MISSÃO INTEGRAL NA PRÁTICA:
- Reconhecemos que temos observado mais as necessidades espirituais do sertanejo e esquecemos de amá-lo de forma integral. Os nossos antepassados tiveram a visão do ministério integral, mas com o decorrer dos anos perdemos essa visão.
- Declaramos a necessidade de resgatar a visão do ministério integral assim como Jesus Cristo e a Igreja Primitiva exerciam.
- Compreendemos que devemos ter mais sensibilidade e identificação com as necessidades do sertanejo.
- Entendemos que a igreja deve preocupar-se em transmitir princípios e valores bíblicos e instruir o homem a vivê-los na sociedade.
4. IMPLANTAÇÃO DE IGREJAS SIMPLES QUE SE REPRODUZEM:
- Reconhecemos que focamos na implantação de igrejas urbanas com estratégias voltadas para templos, pastores remunerados e projetos imediatistas e lamentamos que não olhamos para a zona rural do Sertão Nordestino com mais veemência.
- Queremos refletir dentro de cada contexto sobre os diversos métodos de plantação de igrejas, como igrejas em casas, pequenos grupos ou em templos móveis, sem deixar de implantar igrejas e congregações do estilo comum onde isso se fizer necessário para a expansão do Reino.
- Cremos que o Sertão com sua história de quase 500 anos está mudando rapidamente e enxergamos grandes oportunidades para o avanço e crescimento do Reino. Porém, o campo missionário no Sertão, semelhante a sua própria terra árida e infértil, necessita de um preparo e trabalho a longo prazo para produzir frutos.
- Cremos que construímos a igreja com pessoas, sendo pedras vivas (1 Pedro 2:5) e formação de uma liderança local, que precisa ser formada no próprio campo e deverá ser recrutada e conscientizada o mais cedo possível.
- Queremos injetar o DNA de multiplicação desde nossas primeiras ações missionárias em todos os níveis da igreja (evangelismo, discipulado, formação de líderes e fundação de outras comunidades evangélicas).
CONCLUSÃO
Portanto, à luz da nossa fé e desta resolução, firmamos um pacto solene com Deus, bem como uns com os outros, de orar, planejar e trabalhar juntos pela expansão do Reino no Sertão Nordestino. Convocamos outros da Igreja de Jesus para que se juntem a nós. Que Deus nos ajude por sua graça e para a sua glória a sermos fiéis a este Pacto!
Amém, aleluia!
Remanso-BA, 19 de março de 2016.
Acesse na íntegra o conteúdo da “Declaração de Remanso”.
Fonte: ProSertão