Um evento em Brasília marcou o lançamento do caderno “Consumismo
infantil: na contramão da sustentabilidade”, uma parceria do Instituto
Alana com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O objetivo da publicação é ajudar os pais e educadores a trabalharem
com as crianças a diferença entre o “querer” e o “precisar”, além de
abordar temas como sustentabilidade, descarte e consumo.
Medidas como o consumo de lanches feitos em casa, mais saudáveis e
que geram menos lixo e descarte de embalagens, são incentivadas. O
material também traz alguns dados preocupantes sobre a influência da
publicidade no consumismo infantil. Dados do Ibope mostram que, hoje, as
crianças passam mais de cinco horas por dia na frente da televisão. E
que 64% de todos os anúncios veiculados nas emissoras de TV, monitoradas
às vésperas do Dia das Crianças de 2011, foram direcionados ao público
infantil (Alana/UFES).
O livreto é o terceiro volume da série Cadernos de Consumo
Sustentável, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. Durante 2013, o
Ministério da Educação deverá distribuir 70 mil exemplares da obra; o
Ministério do Meio Ambiente, 10 mil e a Federação Nacional das Escolas
Particulares (FENEP), mais 15 mil em todo o território brasileiro.
Que tal aproveitar as dicas da cartilha e começar a ensinar a seus
filhos alternativas ao consumo sem reflexão? O documento está disponível para download.
O evento de lançamento do caderno em Brasília contou com as presenças
de Gabriela Vuolo, Coordenadora de Mobilização do Alana; Samyra Crespo,
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do
Ministério do Meio Ambiente; Angélica Goulart, Secretária Nacional da
Criança e Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência
da República; e Juliana Pereira, Secretária Nacional do Consumidor do
Ministério da Justiça.
Fonte: www.alana.org.br
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