domingo, 31 de janeiro de 2016

Retiros: jovens buscam a Deus no Carnaval (Vejo nosso Impacto de Carnaval no meio)

Retiros: jovens buscam a Deus no Carnaval (Foto: Reprodução/Facebook)
Enquanto muitos se preparam para entrar no clima de folia para o período do Carnaval, outros se preparam para passar o feriado com Deus. (Foto: Reprodução/Facebook)

Enquanto muitos se preparam para entrar no clima de folia para o período do Carnaval, outros se preparam para passar o feriado mais próximo de Deus. Comunidades, igrejas e pastorais, sejam católicas ou evangélicas, pensam em cada detalhe para deixar o momento ainda mais especial para os convidados.
Muitos jovens, adultos e até mesmo famílias optam por curtir o Carnaval de forma diferente, alimentado o espírito. Ganhando cada vez mais adesão, os retiros das igrejas têm uma grande participação dos membros, que encontram lá uma programação variada que engloba lazer, louvor e estudos bíblicos. Os encontros e retiros religiosos, que este ano serão realizados no período de 6 a 9 de fevereiro, já se tornaram tradição nesse período.  
Esse é o caso da família do funcionário público Márcio Lopes, que junto com a esposa Sirleide Braga, e os três filhos Márcio Davi, de 12 anos, e os gêmeos João Lucas e João Rafael, de sete anos. Juntos eles passarão o período do Carnaval no retiro Enchei-vos 2016, pelo terceiro ano. Mais de três mil pessoas são esperadas no encontro.
Ele conta como é a experiência de passar o Carnaval em oração. “São três anos que mudamos nossa programação de Carnaval. Antes, nesse período, viajávamos para o interior. Até que um dia durante um grupo de oração minha esposa virou pra mim e falou: vamos participar de um Carnaval diferente? E eu achei que era um lugar diferente. E ela completou: vamos passar o Carnaval com Cristo? E eu fiquei pensando como era isso. Ficava pensando que teria que passar o dia todo naquela promoção e que não deveria ser legal, mas me surpreendi, pois foi fantástico”, detalha Márcio.
(Foto: arquivo pessoal)

Ele lembra que depois dessa experiência, ele mudou. “É um momento tão bom, que não tem como não gostar. Foi tão maravilhoso que já convidei amigos. Nossa família fica ansiosa esperando esse período chegar para irmos para o retiro. Durante o dia são diversas programações, são pregações, louvor, adoração. Tu não te sente cansado, a gente nem vê a hora passar. Tem programação e espaços para crianças e adolescentes, então todos se sentem bem”.
Quem também optou por mudar a programação durante o Carnaval foi a jovem Anna Carolina Cardoso. Membro da Igreja Assembleia de Deus Blindados do Senhor, ela conta que precisou passar por uma situação difícil para optar pela mudança. “Antes eu gostava muito de viajar para Carnaval. Eu ia para Salinas, Mosqueiro, Soure e quando não dava curtia os bloquinhos de rua aqui na Cidade Velha. Mas eu tive uma decepção e a igreja me fez mudar”.
(Foto: arquivo pessoal)

Ela conta que a mudança aconteceu pouco tempo antes do Carnaval, no dia 13 de Fevereiro de 2015. “Minha família é católica e eu me tornei evangélica há três anos, mas me afastei da igreja por causa do meu ex-namorado. Porém tive vários problemas envolvendo traição, perdi o emprego e fiquei em depressão e com isso resolvi me firmar na igreja e tudo foi mudando. Faltavam poucos dias para a Carnaval e foi tudo diferente. E não é fácil pois para te chamar para ir pra festa, tem muita gente. Mas para saber se você está bem e te chamar para a igreja são poucos. Então eu tive uma força muito grande de Deus. Uma força que nem eu sabia que tinha. Vendo como eu era antes e como sou hoje, não me arrependo. Esse ano no Carnaval não irei viajar, pois farei muito melhor, ficarei em comunhão com os amigos da igreja”.
O propósito dos retiros vai muito além das atividades de louvor por meio da música, dança, teatro, culto e oração. A ideia é proporcionar um ambiente acolhedor, onde os participantes possam refletir sobre as suas vidas e os caminhos de Deus.
E a expectativa é grande para a pré-adolescente Laryssa Tavares de Freitas, de 13 anos, que pela primeira vez participará do retiro “Yes, You Camp”, da 1ª Igreja Presbiteriana de Belém que acontecerá este ano em Benevides, na Região Metropolitana de Belém.  Com o tema “Qual a diferença?”, o retiro voltado para adolescentes e jovens, terá brincadeiras, momento de comunhão, de palavra, noite temáticas, workshop sobre relacionamento amorosos na adolescência, entre outras programações. Cerca de 100 participantes estão sendo esperados no retiro.
(Foto: arquivo pessoal)

“A expectativa são as melhores para esse retiro. Espero que seja um lugar que eu possa aprender mais de Deus e sentir a presença Dele. Quando falaram da programação do retiro na igreja eu me interessei e pedi para meus pais. Achei que seria muito importante para a minha formação participar desse retiro”, detalha Laryssa.
Gláucia Tavares, mãe da pré-adolescente, que também é mãe de Lays, de dois anos, e Layse, de um ano, fala da importância do encontro com Deus durante o Carnaval. “Para nós sempre é bem melhor está na presença de Deus, usar desse tempo livre pra aprender mais dele e fortalecer a nossa fé. Queremos demonstrar principalmente a Deus que só a presença dele nos satisfaz e nos trás a verdadeira alegria, pois essa alegria não dura apenas dias mais, sim uma vida toda”, detalha.
Enquanto alguns participantes estão ansiosos pela chegada do retiro, outros estão com a mesma expectativa, sendo voluntários. Esse é o caso da estudante de direito Nathália Stefhany, de 18 anos, que irá trabalhar como voluntária na coordenação do retiro Aviva Cristo Alegria. “Esse é o segundo ano que vou participar do retiro espiritual. Tem toda uma preparação, que iniciou em dezembro, para que tudo saia como programado no dia do retiro”.
Na imagem, Nathália Stefhany com amigos no retiro de 2015. (Foto: arquivo pessoal)

Ela lembra como foi para participar na primeira vez. “No primeiro ano foi uma coincidência que eu não viajei e no grupo da igreja, eu e outros amigos, vimos a mãe de um jovem com a blusa falando do encontro. Ela contou como seria e ficamos interessados de ir. E para minha surpresa muitos jovens estavam no retiro. Todos muito felizes. E todo mundo foi muito acolhedor e isso me motivou a continuar. E esse ano vou participar como voluntária, para ajudar na organização”.
“Quem está ali é porque quer de verdade a presença de Deus. Não é uma tarefa fácil convidar outros jovens para ir, pois as vezes não conseguimos explicar certo o que vivemos ali. Vale a experiência de passar esse o muitos outros momentos na presença do Pai”, completa Nathália Stefhany.
Veja algumas programações durante o Carnaval
- Igreja Católica
(Foto: reprodução/Facebook)

- Cristo Alegria Aviva
Envolvendo muita música, teatro, dança, pregação, missa, adoração, louvor, espaço infantil, acontece no período de 7 a 9 de fevereiro, de 8h às 18h, na Escola Superior de Educação Física, na avenida João Paulo II, o Aviva Cristo Alegria 2016. A entrada é gratuita. O evento Cristo Alegria Aviva é um dos grandes encontros católicos realizados na região Norte durante os três dias de Carnaval, onde 70% composto por juventude e 30% de adultos de diversas classes sociais. A primeira edição aconteceu em 2002. Cerca de 5 mil pessoas participam do evento por dia. A entrada é gratuita.
- Enchei-vos 2016
(Foto: divulgação/RCC)

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento da Igreja Católica, de quase 50 anos de história no mundo, com a missão de evangelizar com renovado ardor missionário para fazer discípulos de Jesus Cristo, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. Em Belém, está presente há mais de 40 anos em Paróquias e comunidades, levando o amor de Deus semanalmente às pessoas.
A RCC da Arquidiocese de Belém realiza o encontro de Carnaval Enchei-vos, de 6 a 9 de fevereiro, na Quadra da Paróquia dos Capuchinhos (S. Francisco de Assis), localizada na travessa Castelo Branco, 1541 (esquina com a Conselheiro Furtado), de tema “Vê a alegria que te vem de Deus” (Br 4, 36b), com o objetivo de proporcionar a todos que participarem a verdadeira alegria que vem de Deus. A entrada é franca.
Além de animação, oração e pregação, haverá também Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento e as novidades deste ano: Espaço de Misericórdia, Procissões Eucarística e Mariana e Baile de Carnaval. Dom Irineu Roman presidirá a Santa Missa no domingo, e Dom Alberto Taveira na segunda-feira. Pessoas de qualquer idade podem participar. Para os pequenos haverá o Espaço Infantil, AdoleSantos e Cercadinho. Os jovens também terão um espaço que funcionará nos intervalos da programação.
- Renovai-vos
No período de 6 a 9 de fevereiro, o ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na avenida Almirante Barroso, será palco do retiro Renovai-vos. A programação é gratuita e acontece de 8h às 18h. A programação inclui a participação de Dom Irineu Roman e Dom Alberto Taveira.

- Igreja Evangélica
(Foto: arquivo pessoal)

Diversos templos da Igreja Assembleia de Deus, localizados em vários bairros e distritos de Belém, vão realizar eventos religiosos durante o período do Carnaval. A programação, que acontece há mais de 4 anos, inclui retiros espirituais, vigílias, cultos, estudos sobre os ensinamentos da bíblia, oficinas com jovens e adolescentes, seminários, entre outras atividades. A programação está aberta para pessoas que qualquer religião.
O objetivo se divide em dois momentos: primeiro, reunir os membros da igreja para durante o feriado  louvarem  a Deus;  em segundo, levar a mensagem de Deus às pessoas que ainda não o conhecem, tendo como finalidade  resgatar àquelas que vivem viciadas nas drogas, alcoolismo e prostituição.    
- Igreja Templo do Itororó - Bairro: Sacramenta
Nos dias  5, 6 e 7 de fevereiro, será realizado o retiro espiritual. Já dia 7 e 8 de fevereiro terá a distribuição de água mineral aos foliões no Carnaval de Outeiro. O objetivo é mostrar que Deus é a Água da Vida. Os pastores e membros vão fazer abordagens para sensibilizar as pessoas a trocarem a cerveja por água e levar a mensagem de Deus.  
De acordo com o pastor de jovens da igreja, o trabalho já deu bons resultados para a igreja. “Muitas pessoas foram sensibilizadas por esse trabalho durante o período de Carnaval de 2015 e passaram a viver uma vida em harmonia com Deus, deixando de lado vícios como a bebida, entre outros”.  
- Igreja Betânia – Bairro: Bengui (Travessa Betânia, nº 115)
No sábado (06)  de Carnaval será realizado o “Encontro de Novos com Deus”. É um encontro com 220 jovens que deixaram a vida mundana em 2015 e passaram a ter uma vida mais dedicada a Cristo.  O evento também é aberto a todas as pessoas não evangélicas que além de cultos, poderão  participar de palestras temáticas sobre o compromisso com Deus e com a família, sobre cuidados básicos da vida, a fim de instruir aos participantes sobre os perigos que o mundo oferece.    
- Igreja Templo Maranata (Conjunto Pro Morar. Quadra 42, Rua 26, nº 212) – Bairro Maracangalha
O evento “24 horas com Deus” inicia na segunda-feira (08) às 21 horas e encerra na terça-feira (09), às 21h.  A atividade   acontece há 8 anos nas dependências internas da igreja com programação de adoração a Deus, momentos de oração com crianças, jovens e adolescentes. 
- Igreja Templo Passagem Guarani – Bairro: Condor         
Na terça-feira (9) e quarta-feira (10) os jovens da igreja vão realizar manifestação teatral nos sinais de trânsito do bairro, levando cartazes e mensagem de Deus aos pedestres e condutores de veículos. À  noite será realizada ação nos ônibus.  
- Igreja Batista
No período de 06 a 10 de fevereiro acontecerá o “Retiro Renascer” com jovens e adolescentes para que estejam mais próximos de Deus nesse período e que conheçam mais a palavra e os ensinamentos bíblicos. O evento será na Escola Bosque e terá uma programação diversificada com oficinas de teatro, dança, música e passeio por trilhas. O objetivo é atender jovens e adolescentes que estejam praticando o uso de drogas, viciados em alcoolismo e prostituição. Os pais também poderão participar.
(Ana Paula Azevedo/DOL)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Classificação da Perseguição Religiosa 2016

 
A Classificação da Perseguição Religiosa lista os 50 países com maior grau de perseguição para com aqueles que seguem a Cristo. Ela é atualizada anualmente com base em pesquisas da Portas Abertas, que consideram as leis no país, a postura das autoridades, da sociedade e da família em relação a cristãos, novos convertidos e igreja.

Um questionário cobrindo esses aspectos determina a posição do país na Classificação. Atualmente, mais de 100 milhões de cristãos são perseguidos por causa de sua fé em Jesus, em mais de 60 nações. Isso faz com que os cristãos sejam o grupo religioso mais perseguido do mundo.

Assim, de acordo com a pontuação nessa pesquisa, a Perseguição Religiosa é dividida em:

Extrema: quando as leis do país são regidas de forma a tirar toda a liberdade do cristão, levando-o à prisão, tortura e morte.

Severa: as leis do país podem não ser específicas quanto ao culto aberto e à religião, mas há perseguição tanto do governo, quanto da família, sociedade e grupo ao qual o cristão pertence. A violência também está presente nesse caso, mas de maneira mais esporádica e pontual. 

Alta: apesar da legislação do país permitir a prática de outras religiões, que não a oficial, grupos religiosos minoritários enfrentam a perseguição, através de violência, abusos de autoridade, ofensas e até prisões.


sábado, 23 de janeiro de 2016

Voltamos à luta - Eleições para conselheiros tutelares, neste domingo dia 24/01/2016.

Neste domingo acontecerá novamente a eleição para o conselho tutelar em Belém, depois de tanta confusão ocorrida na ultima eleição (que foi anulada) nesta muita coisa mudou: a eleição será organizada pelo TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) e não mais pelo COMDAC (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente), como deveria ter sido desde o inicio.
Outra mudança foi sobre os locais de votação que aumentaram; antes eram apenas quatro Escolas, agora são sete (Escola Magalhães Barata e Prof. João Nelson Ribeiro - Telegrafo; Prof. Antonio Gomes Moreira Jr. - Maracangalha; Josias Viana e Palmeira de Oliveira Gabriel - Pedreira; Inês Mendonça Maroja - Barreiro; Amância Pantoja - Fátima).

Por conta de tantas mudanças pensamos em desistir, mas Deus nos fez a pergunta: “A quem enviarei? Quem há de ir por mim” (Is 6: 8), olhei pra um lado, olhei pro outro, não tinha como não dizer “eis-me aqui”! Neste momento meu ânimo se renovou, voltamos a luta!

Quero pedir a você que mora nos bairros:  Sacramenta, Maracangalha, Miramar, Barreiro, Telegrafo sem fio, Pedreira, Fátima, parte do Marco, parte da Marambaia e parte do Umarizal para se juntar comigo nesta luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

“aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.” Isaías 1: 17.


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Voltando as Origens do Evangelismo Puro e Simples - 7º Impacto Evangelístico de Carnaval


Desde 2010 nós do ministério “Nação Belém” realizamos o Impacto Evangelístico de Carnaval (IEC), desde então muita coisa mudou! Começamos evangelizando apenas com água no sambódromo de Belém, que fica no Bairro da Pedreira; nessa época nossa única estratégia era abordar as pessoas e oferecer um copo de águas e a partir daí falar da água da vida.

Os anos se passaram e vieram com eles expressivas mudanças, chegamos nos dois últimos anos a ser um bloco de carnaval, o bloco “TÔ COM SEDE”, desfilando na avenida do carnaval de Outeiro com muitos brados de guerra e gritos de júbilo em favor da verdadeira liberdade que está somente em Cristo Jesus.

Neste ano de 2016 ao começarmos nossas orações e intercessões em favor deste IEC, ouvimos claramente Deus dizer que uma nova direção Ele iria nos dar, e deu:

 “Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus, pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.” 1 Co 2: 1-5

Através deste texto ouvimos que neste ano Deus não queria formas humanas, artísticas e persuasivas de evangelismos, mas sim a pregação do evangelho de forma pura e simples, falar da mensagem da cruz. Voltar às origens quando só tínhamos a água e a palavra que saia de nossos lábios.

Não quero negar aquilo que foi feito nos anos anteriores, mas percebemos que quando tínhamos apenas a água nos aproveitávamos mais o tempo com uma pessoa pra falar de cristo, todos evangelizávamos e passávamos a madrugada inteira na avenida. Com a vinda da arte, começamos a fazer evangelismo em massa, mas muitos do nosso grupo se esconderam atrás da arte e passaram a apenas se apresentar de forma artística, poucos evangelizavam de forma pessoal alguém.

Neste ano voltaremos as nossas origens de quando abordávamos alguém com um copo de água e imitávamos Jesus quando ofereceu a água da vida a uma mulher samaritana (Jo 4), vamos pregar “Jesus Cristo, e este, crucificados”.

Pr Rodrygo Gonçalves


O Impacto Evangelístico de carnaval acontecerá novamente na ilha de outeiro, nos dias 5 a 10 de fevereiro, será dividido entre teórico, período de oração e preparação, que será de 5 a7; e pratico, período de evangelismo, que será de 8 a 10. Se você quiser fazer parte é só entrar em contato. 

Fone: 98292-2825 (zap)/ 98216-8555(zap)/ 98952-0967(zap)/ 99297-1777(zap)


https://www.facebook.com/ministerionacaobelem/?fref=ts

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Chá de panela surpresa para os queridos amigos Silvio e Sara.


Nesta quarta dia 13 realizamos uma chá de panela surpresa para dois membro do ministério Nação Belém.

Silvio e Sara amamos demais vocês e que Deus abençoe grandemente essa união que foi projetada primeiramente no coração dEle. Sejam muito felizes, amigos! 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Belém Nossa Nação de 400 anos

"Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão." Sl 2: 8

Nos pedimos uma Nação e adivinha qual Deus nos deu?

Ele nos deu uma cidade cheia de mangueiras, cheia de beleza
Uma cidade Nação que hoje faz 400 anos
apesar de tudo ainda é cheia de problemas, mas por isso Ele nos deu...

"E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz." Jr 29: 7

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Veja a programação dos 400 anos de Belém


Na próxima terça-feira (12), Belém comemora 400 anos. E para marcar a data será realizada uma programação especial, que inclui apresentações musicais, passeios ciclísticos e uma grande alvorada.
Na sexta-feira (08), a “Vila Sorriso” abre a programação no distrito de Icoaraci com shows musicais da banda Espoleta Blues, Delinquentes, Carimbó Sancari e Nelsinho Rodrigues, na Praça Matriz, a partir das 18h. 
Sábado (09), o pré-aniversário terá o grito de carnaval no bairro da Cidade Velha, onde o corredor da folia terá a passagem do bloco Kalango com apresentações do cantor Ricardo Chaves, da banda FB Mania e dos Baladeiros, a partir das 15h.
Outeiro também confirmou programação especial no sábado a noite. O local escolhido foi a Praia Grande, para a realização de shows de bandas regionais como Bruno B.O, Molho Negro, Reggaetown e Viviane Batidão, a partir das 18h. Ainda no sábado, a partir das 19h30, o Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, será palco do show musical sobre o poema A Cabanagem, que destaca a importância do processo educacional e social da revolução do povo cabano, na então província do Grão-Pará, durante vigência do Sistema Político Imperial. Na oportunidade, será lançado o livro e CD do poema.
No domingo (10), o Sesi realiza um passeio ciclístico, que pretende reunir cerca de 10 mil ciclistas num percurso de 15 km pelas principais ruas da capital. A largada será às 7h, no Portal da Amazônia com retorno no mesmo local. Na programação, serão sorteadas ainda, 400 bicicletas.
Na Praça Batista Campos, a prefeitura preparou, em parceria com a Embrapa, uma exposição de com apresentação de acervo de pesquisa sobre insetos e abelhas, além de degustação de mel e doação de mudas sustentáveis. A programação tem início às 08h e segue até 13h. Para aqueles que pretendem aproveitar o domingo na Ilha do Mosqueiro, a opção serão as apresentações das bandas República Imperial, Strobo, de Mestre Solano e Tonny Brasil na Praça Matriz, a partir da 20h.
No dia 11, a partir das 19h, o Portal da Amazônia vai se transformar no palco de grandes apresentações musicais que darão início à contagem regressiva para cantar os parabéns à Belém. As atrações confirmadas são: Gang do Eletro, Dona Onete, Fafá de Belém, Israel Novaes e som de aparelhagens.
No tão esperado 12 de janeiro, acontecerá uma grande alvorada em toda a cidade. Os sinos de todas as igrejas católicas de Belém irão badalar a partir das 7h, por dez minutos, despertando a população para as homenagens dos 400 anos. Bandas de música vão tocar em mais de cem locais distribuídos nos bairros da cidade e tiros de canhão serão disparados no Forte do Presépio por volta de 7h15. Uma missa será celebrada às 8h na Catedral da Sé.
Parabéns Belém
O mercado do Ver-o-Peso foi o local escolhido para o parabéns oficial à cidade, com bolo comemorativo com a histórica extensão de 100 metros. Na ocasião, a banda da Guarda Municipal fará apresentação da canção “Belém Meu Amor”, composta por Vicente Malheiros, especialmente para a data. Uma grande ação com serviços de cidadania e saúde será realizada na área do complexo.
A partir das 11h, na Praça dos Estivadores, será inaugurado o monumento alusivo à Belém 400 e apresentação dos projetos “Minha Rua” e “Placas informativas nos pontos turísticos”, para levar informações sobre a história de ruas e pontos turísticos da área do Comércio e Cidade Velha.
Ainda durante a inauguração do monumento, cerca de 7 mil pessoas da igreja evangélica Assembleia de Deus, vão encerrar 400 dias de oração por Belém com um abraço simbólico que vai compreender parte do centro histórico da capital. Na programação está prevista também a inauguração do Colégio Militar, programado para acontecer a partir das 14h30, com a entrega feita pelo Exercito Brasileiro para formação de jovens. A partir das 18h, em solenidade especial, no Hangar Centro de Convenções, serão entregues as medalhas “Belém 400 anos” e “Francisco Caldeira Castelo Branco” a várias personalidades e serão lançados os selos comemorativos ao aniversário, além do livro “A historia de Belém”.
Para encerrar o dia de comemorações, no Teatro da Paz, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica da casa e, no Portal da Amazônia, terá a segunda noite de shows com Edilson Moreno, Lia Sophia, Pinduca, Félix Robato, Gaby Amarantos e som de aparelhagem, a partir das 19h.