quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As 7 Áreas de Influência

As 7 Áreas de Influência
Alcançando nossas esferas de influência 
Às vezes Deus faz coisas dramáticas para nos chamar atenção. Em 1975, eu estava orando e considerando como os cristãos – não somente os da missão a qual eu faço parte, mas todos nós, poderiam mudar o mundo para Jesus. Uma lista veio a minha mente: categorias da sociedade nas quais eu cria que deveríamos nos concentrar para mudar para Deus.
No dia seguinte, encontrei o Dr. Bill Brihgt, fundador do campus Crusade for Christ. Ele me disse que Deus havia dado-lhe algo: diversas áreas onde podemos atuar para trazer as nações de volta a Deus! Elas eram as mesmas áreas, apesar das palavras serem um pouco diferente.
Aqui está aquela lista (refinada e clarificada ao longo dos anos):
  1. Família – lar
  2. Religião– a igreja
  3. Educação –escolas
  4. Governo -politica
  5. Mídia – comunicações
  6. Artes – entretenimento e esportes
  7. Economia – negócios, comércio,ciência e tecnologia
Estas sete esferas de influência nos ajudarão a formar nações para Cristo. São ferramentas para usarmos no cumprimento de Mateus 28: discipular as nações e estender o reino de Cristo por toda a terra.
Sendo assim, como nós pegaremos de volta estas sete áreas que são tão influentes em qualquer sociedade?
Primeiro, devemos tomar território de satanás em oração. Com o poder do Espírito Santo, através das armas poderosas de guerra espiritual (descritas em Ef. 6:10-20,  2 Co 10:1-6 e Tiago 4:7-10), nos é dito para destruirmos as fortalezas do diabo. Devemos orar contra a influência do inimigo em qualquer área que estamos cientes. Oração é uma parte poderosa da guerra espiritual que usamos para recapturar este mundo para Jesus Cristo.
Nossas orações devem ser específicas. À medida que escutamos a voz do Espírito Santo em nossas mentes, ele nos dirá como devemos orar (veja Pv 3:5-6, Is 55:8, Is 59:16).
Digamos que somos direcionados a orar pelo governo de uma determinada região. Devemos orar para que uma testemunha cristã venha até os indivíduos naquele governo levando-os ao Senhor Jesus.
Depois de termos orado por uma categoria específica, seja ela governo, sistema escolar, ou mídia, Deus poderá nos escolher para ser influência nesta mesma área pela qual estivemos orando. Ele pode chamar-nos para penetrar nessa área, colocando-nos numa posição de autoridade, assim como fez com Daniel ou José do Egito.
Seja qual for a área de influência que Deus nos der, família ou palácio presidencial, devemos vivenciar sua vontade em nossas vidas. Não devemos fazê-lo de forma a dominar outros, mas sendo servos da mesma forma como Jesus o foi. Jesus deseja administrar o mundo através de nós. À medida que seguimos o exemplo de Jesus em nossas esferas de influência, trazemos o seu reino a terra.
Consideramos as sete áreas de influência, agora em mais detalhes:
Família
Através das famílias, estamos discipulando a próxima geração, para o bem ou para o mal. Podemos ter lares cristãos seguindo padrões bíblicos.
Religião
Jesus ordenou aos seus discípulos que discipulassem as nações. Fazemos isso não estando dentro das igrejas, mas saindo pelo mundo. Igreja é onde nos alimentamos para que possamos levar o reino de Deus por toda a terra.
Educação 
A próxima geração é influenciada diariamente em nossas escolas e universidades. Cristãos devem se envolver escrevendo currículos, ensinando, administrando e participando em associações de pais e mestres e como membros de conselhos escolares.
Artes (celebração, entretenimento, esportes e cultura)
Qualquer território que abandonamos, satanás preenche. Isto é o que aconteceu com o mundo do entretenimento. O drama moderno nasceu como forma de evangelismo, peças de teatro medieval sobre moralidade ensinando escritura para um público que não sabia ler. Nós devemos recapturar cada forma de entretenimento para Jesus, buscando-o para dar-nos formas criativas de mostrar ao mundo o autor do drama, espetáculo, beleza, cor, vida, emoção e alegria.
Mídia
Jornalistas são vistos como servidores de causa própria e manipuladores. Mas ainda assim, a mídia eletrônica e impressa são cruciais no modelar da sociedade. Precisamos de cristãos para trazer a verdade para esta esfera.
Governo
A bíblia é clara: O povo de Deus deve se envolver em política. Pense nos lideres da nação escolhida por Deus, tais como Davi, Salomão e os que governaram em países pagãos, como Daniel e José. Jovens que exercitam princípios piedosos e eventualmente se tornaram primeiro ministros. Se Deus levantou líderes piedosos no Egito antigo e na Babilônia, ele o pode fazer hoje. Mas se cristãos desejarem servir em governo, eles terão de enfrentar uma cova de leões moderna. Deus usará isto para purificá-los e edificar seu caráter, para produzir seu estilo de líderes: líderes servos.
Economia 
Jesus sabia que era  difícil servir a Deus quando somos abençoados materialmente. Mas Deus quer que seu povo seja bem sucedido no mundo dos negócios e sejam missionários ali. O problema não é o dinheiro, mas se este é mais importante para nós do que Deus (veja Lucas 18: 18-25). Deus nos testará nisto, e poderá pedir para darmos tudo o que temos.
De igual modo, precisamos de cristãos chamados a ciência e tecnologia como seus campos missionários. Nunca antes uma sociedade pode fazer tantos milagres tecnológicos e mesmo assim estar tão incertas de suas amarras morais.
Há dois reinos – luz e trevas e eles estão em guerra. Precisamos vencer para o reino da luz e o fazemos à medida que nos movemos para dentro de cada uma dessas sete áreas de influência no espírito oposto ao que satanás está trabalhando. Onde ele espalha ódio, nós devemos mostrar amor, onde a ganância prevalece, devemos dar mais do que qualquer outro. Onde a intolerância esta ganhando, devemos mostrar lealdade e perdão.
Precisamos orar: venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade em qualquer que seja a área de influência para qual Deus nos chamou.
À medida que discípularmos as nações através do ouvir  ao mestre e obedecê-lo, ele nos usará para dar ao mundo sistemas econômicos piedosos, formas de governo baseadas na bíblia, a educação ancorada na palavra de Deus, famílias que tenham Jesus como cabeça, entretenimento que mostra a Deus em sua variedade e animação, mídia baseada em comunicar a verdade em amor e igrejas que enviam missionários para todas as áreas da sociedade, aí então veremos a grande comissão sendo completada e milhões entrando no reino.

Fonte: Jocum

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tomando Posse da ilha de Jutuba.

Neste domingo de 20 de Janeiro de 2013, dia em que num ato profetico tomamos posso da ilha de Jutuba. 
Nossa equipe formada pelos missionarios do Ministério Nação Belém, da esquerda para direita: Luana Silva, Silvio Maia, Rodrygo Gonçalves e Thatiana Gonçalves, só faltou o Anderson Silva. O Pr. Joel, pastor de Outeiro, que está no meio foi quem fez o Ato profetico nos dando a Posse.
A Igreja estava lotada de Amigos intercessores, sem dúvida presenças inlustres.
Todos oraram ao Senhor pedindo por nós naquele lugar, pela fé declaramos que Jutuba é do Senhor Jesus.
Até batismo em águas tivemos. 
O texto que o Senhor nos deu: Dêem a glória ao Senhor, e anunciem o seu louvor nas ilhas. Is 42:12.

Baseado neste texto, queremos dar o louvor de tudo isso somente ao senhor, foi ele quem nos impulsionou a aunciar o louvor Dele não só em Jutuba, mais em todas as ilhas da nossa Nação Belém.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Nação Belém, 397 anos


Uma missão, um chamado, um sonho, uma nação. Escolhida e amada, uma nação marajoara, de riquezas naturais, de sons de tambores. Criada dele, por ele, e para ele, de quem são todas as coisas. Cercada de calor, banhada pelo amor. 

Madeiras, mulheres rendeiras, botos, seringueiras e os barcos nos rios... 

O povo repleto de vida divide esse dom de vencer desafios 
A índia linda é um dom marajoara, 
Castanhas, açaís, buritis 
Quem te vê quem te viu 
Há de amar o Brasil das colônias, do ouro e das plantações. 

Cidade velha, cidade nova, cidade histórica e da história, assim como da pimenta e do mel, do cabra e do caboco, do aluá, do angu, do uirapu e também do Bacuri. 

Terra do tacacá, do pavê de cupuaçu da casquinha de caranguejo com farinha, do caboclo papa chibé, que é levado pelo cheiro de pupunha e de café. Essa nação és tu Belém, que Daniel e Gunnar, jovens comprometidos com o evangelho decidiram amar e aceitar. Conhecer e se tornar parte, ter como abrigo. És a amada e a escolhida que hoje aqui se faz conhecida. 

Nação Belém...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reflexões de Um Apaixonado Por Missões, livro do missionário e escritor Jairo de Oliveira para download

O Missionário Jairo de Oliveira, que há muitos anos serve ao Senhor em um país restrito ao Evangelho, disponibilizou gratuitamente o excelente e-book Reflexões de Um Apaixonado Por Missões. 

"Refletir a respeito de missões ou da obra missionária nos ajuda a identificar erros e acertos, a extrair lições da ação de Deus na vida dos envolvidos e a encontrar melhores caminhos para o desenvolvimento da tarefa da Grande Comissão.

Já imaginou fazer isso de forma apaixonada? Paixão, não no sentido de uma emoção fogosa e passageira, impetuosa e irresponsável, cega e vazia de razão. Mas, sinônima de um amor intenso, de um sentimento vivo e de um desejo de entrega total. 

Se você está disposto a se tornar um apaixonado por Deus e pelo seu Reino, o livro Reflexões de um apaixonado por missões é leitura recomendada para você."


Jairo é autor dos livros Missões, a razão da existência da Igreja;  Missões e Culturas; e Vida, ministério e desafios no campo missionário, (os três pela Abba Press Editora); e ainda De todos os povos, pela Editora Descoberta (Prêmio Areté 2010).


O livro pode ser baixado nos formatos word, pdf e epub, podendo ser lido em seu computador pessoal (Desktop, Notebook, Ultrabook, etc), tablet (iPad, Kindle, Galaxy Tab, etc), smartfone(iPhone, Galaxy, Nexus, etc) ou impresso em papel.

Um excelente e-book missiológico para você iniciar bem o ano!

Para baixar o livro em word clique aqui.

Para baixar o livro em pdf clique aqui.

Para baixar o livro em epub clique aqui.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

PÉ NA ESTRADA PRA JUTUBA

PÉ NA ESTRADA é o tema deste ano do Ministério de Kings Kids, foi neste ministério onde comecei e aprender muita coisa daquilo que hoje vivo, de lá que veio todo esse amor por missões (mais informações sobre: www.kingskids.com.br), a base para este tema está no texto de Mateus 28.18-20: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” 

Segundo Hélio Espínola Jr. (Xuxu), líder nacional deste ministério, e que contribuiu muito com minha vida: “Acreditamos que é tempo de levantar uma nova geração de missionários que irão por todo o mundo anunciando e vivendo o evangelho de uma forma criativa e eficaz!”. 

É incrível a ligação que sempre os temas de kings kids fazem com a minha vida, em 2005 o tema foi “Atitude”, esse foi o ano que fiz minha primeira campanha de kings kids, embora já tenha feito outros acampamentos, neste ano tive a Atitude de sair da minha zona de conforto e começar um grupo rede na igreja Assembleia de Deus da José Bonifacio no Guamá. Em 2006 o Tema foi “Na Linha de Frente”, o enfoque em Guerra Espiritual, foi quando o Senhor trouxe muita coisa nova sobre intercessão e batalha espiritual, senti pela primeira vez um peso espiritual entre outras coisas. 

2007 foi o tema “É hora de falar” foi um tema marcante, se antes eu já amava missões foi aí que decidi: quero ser missionário! Também ficou marcado no meu coração a parte da canção e do versículo de Romanos 10.14: “como ouvirão se não há quem pregue”. E em meio a isso veio a música: “Belém pra Jesus”. 2008 o tema “Viva a Verdade” me confrontou, eu já sabia meu chamado, mas ainda não vivia ele; entrei no projeto ARCA (Associação de Recuperação de Crianças e Adolescentes), onde passei quase um ano trabalhando lá com moradores de rua; comecei a MILO (Missões Locais), grupo de missões em minha igreja. 

Em 2009 o tema foi “Escolhidos”, através desse tema Deus me mostrou que eu havia sido escolhido e enviado por Ele. Foi quando larguei tudo e fui ser missionário em Tribos Indígenas. Depois,“Triunfo” esse foi o tema de 2010, esse foi um ano em que tive vitoria atrás de vitoria, comecei a namorar a minha esposa e pra quem conheceu nossa história sabe do quê estou falando, também começamos a discutir a criação de uma ONG e começamos o Impacto de Carnaval que hoje é considerado tradicional no Templo Central da Assembleia de Deus. 

Em 2011, o Senhor literalmente me disse “Mostra tua cara”, foi o ano que mais expus em minha igreja, o ano já começou com agente transformando o Impacto de Carnaval em um retiro preparatório com pratico no carnaval, ouvimos do Senhor o nome deste ministério “Nação Belém”, saiu do papel projetos como a “Escola de Missões Nação Belém”. Finalmente 2012 “Conectados Nele”, neste ano fui minha Consagração a Pastor, atuei como Vice-Pastor da Missão jovem da Assembleia de Deus, e casei, amanhã faz um mês. 

Este tema de 2013 é exatamente o que estou vivendo, estou deixando tudo no Templo Central e colocando o “Pé na Estrada” pra Jutuba, uma Ilha que pertence a Belém, mas exatamente ao distrito de Outeiro, fica a 1 hora de Barco saindo da orla de Icoaraci, é uma comunidade que tem apenas 30 famílias e cerca de 100 habitantes, a única igreja que existe hoje lá é a Igreja Católica, estou indo começar lá a Assembleia de Deus. Dia 20 de Janeiro é minha posse na igreja. Tenho um grande orgulho de afirmar que sou pastou de uma comunidade ribeirinha. Estou apenas executando o que aprendi em kings kids, cumprindo a palavra de Cristo citada pelo Xuxu acima. Vamos geração é hora de colocar o “Pé na Estrada”! 

 Pr. Rodrygo Gonçalves 
Pastor da Assembleia de Deus de Jutuba

domingo, 23 de dezembro de 2012

Os Excluídos do Natal


Que paradoxo! Cristo veio trazer a Paz, e o povo escolheu esse “frenesi” caótico do TER, que se prolonga por todo o mês de dezembro, culminando com o rega-bofe do dia magno da cristandade. As Boas Novas de paz para os homens, nessa época, vem sendo substituída por um espetáculo consumista e hedonista, que por instantes, encantam os olhos e entorpecem os corações. 

É nos dias que antecedem a esta festa, que a tranqüilidade vai às favas. As ruas são transformadas em um caldeirão fervente de balbúrdia e correrias sem sentido. As nossas cidades, nessa época, não diferem muito da atual Belém da Judéia, cujas ruas e vielas ficam tomadas por um formigueiro de gente de todas as nacionalidades, que ali vai adorar, mais ao deus “Mamon” que ao Deus Cristão. 

A epopéia do casal Maria e José ─ os excluídos da sociedade judaica que não tiveram direito a uma estalagem para abrigar o seu filho Jesus que estava prestes a nascer, hoje, são simbolizados por aqueles que nesse Natal estão longe das mesas repletas de guloseimas e vinhos; são representados por aqueles que estão bem distantes do burburinho da cidade engalanada e repleta de efêmeros atrativos. O drama dos pais de Jesus que não foram acolhidos pela sociedade daquela época, se repete diariamente na pele dos excluídos de nossa sociedade. 

O vídeo que segue abaixo aponta para aquilo que muitas vezes nos recusamos a ver. Ele obriga-nos a confrontar nossas próprias mazelas, nossa miséria social e afetiva, nossa hipocrisia em relação aos excluídos e marginalizados. O conteúdo da gravação contradiz a nossa religiosidade e vinculação com o transcendente que, em analogia ao nosso Hino Nacional, “está entorpecida e deitada eternamente em berço esplêndido”. Eles, os excluídos, tão somente nos revelam grandes verdades que o espelho distorcido e deformado de nossas consciências teima em não querer enxergar. 

Ao assistir a este vídeo, veio imediatamente a minha mente as palavras de Cristo: “...tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; fui desprezado e não me recolhestes; estive nu e não me vestistes; estive enfermo e preso e não me visitastes.”


Por Levi B. Santos

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Formatura da Escola de Lideres

Mais uma escola teminada, no dia 24 de Novembro realizamos a formatura, foi imenso prazer ver mais uma missão cumprida e pessoas abençoada com o enriquecimento da palavra de Deus. Está não foi oficialmente uma escola do Ministério Nação Belém, embora a cordenação ser toda nossa. 


Esse escola durou 4 meses com inicio dia 11 de agosto a 17 de novembro, com 44 horas aula e 10 hora de atividade comprementar, e a atividade comprementar foi o livro Cura e edificação do Lider, do Coty. Alem do livro, foi ministrado os seguintes temas:Tempo com Deus; Caráter de Cristo; Identidade; Chamado e Ministério / Dons e Habilidades; Aconselhamento; Estudo da Bíblia - Método Indutivo; Processos Administrativo; Batalha Espiritual; Cosmovisão; Pastorear X Administrar.


Devido ao suceso dessa escola, no ano que vem ela estará incluida no Ministério Nação Belém, sé mais um de nossas escolas.
Pr. Rodrygo Gonçalves
Pastor do Ministério Nação Belém

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Projeto Jutuba


O Ministério Nação Belém apresenta um novo desafio, talvez o maior de todos os desafios até hoje, o “Projeto Jutuba”.


Jutuba é uma Ilha que pertence a Belém, mas exatamente ao distrito de Outeiro, fica a 1 hora de Barco saindo da orla de Icoaraci, é uma comunidade que tem apenas 30 famílias e cerca de 100 habitantes. A única igreja que existe hoje lá é a Igreja Católica.

Até um tempo atrás também tinha a assembléia de Deus que devido a algumas circunstâncias fechou suas portas, e hoje tem lá apenas o templo que já esta com a madeira apodrecida, e os nossos irmãos que tentaram permanecer se congregando tinham que atravessar uma ponte que está nas mesmas circunstâncias da igreja, hora se anda na ponte, hora se anda na lama, não tem como se congregar.

No dia 29 de outubro de 2011, fomos até a ilha com os alunos da Escola de Missões Nação Belém, a guerra espiritual foi muito grande, ao ponto de pessoas ficarem doente na véspera de ir e de pessoas terem visões de demônios no local, mas como o exercito de Deus sempre vence, mas uma vez o Senhor nos deu a vitoria e muitos se reconciliaram. Agora o grande desafio é consolidar um Trabalho naquela Ilha.

No dia 18 de Dezembro de 2011 estivemos voltando lá com uma programação de natal, na verdade foi “ponta pé inicial” para o trabalho que vamos fazer lá, que será de reativarmos a igreja Assembléia de Deus de Jutuba. Levamos brinquedos, cestas básicas e uma ceia de natal para as 30 famílias de Jutuba, mas isso é apenas para mostra o amor que Deus tem por eles.


Durante o ano de 2012 pouco fomos até lá, mas em nenhum momento deixamos de orar por aquele lugar, passamos a direção do trabalho lá para o Pr. Joel, pastor da Assembleia de Deus em Outeiro, que já reformou todo o templo para iniciarmos o trabalho ali.

No dia 20 de outubro de 2012, fomos até lá com a segunda Escola de Missões Nação Belém, depois de algum tempo sem irmos até lá, foi quando o nosso coração se encheu de amor por lá e começamos a orar por lá com um novo sentido, o de sairmos do Templo Central da Assembleia de Deus, igreja onde nos congregamos hoje, e irmos pastorear aquele lugar por um ano, tempo que julgamos suficiente para consolidarmos um trabalho lá e deixarmos um líder dando prosseguimento à igreja.

Depois de recebermos a confirmação do Pai e copartilharmos com os membros no Ministério Nação Belém, vários membros compartilharam do mesmo sentimento, iremos todos juntos começar a igreja naquele lugar. Agora em janeiro o Pr. Joel de Outeiro, Pr. Kleber da Sacramenta, entre outros pastores estarão indo conosco para nos dar a posse espiritual em Jutuba, a partir desse dia, nós estaremos indo até lá todos os domingos realizando a Escola Bíblica Dominical com os que se reconciliaram, e um culto evangelístico pela tarde.


Sei que o desafio de reabrir uma igreja é muito grande, principalmente em uma Ilha, mas é o amor pelo Senhor que nos impulsiona a isso, quem quiser entrar nesse desafio conosco entre em contato comigo e vamos juntos nessa pelo Rei e pelo Reino.

Pr. Rodrygo Gonçalves         
Pastor da ilha de Jutuba