quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ferramentas para usar em sua igreja no dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).


É hora da igreja entrar em campo com o que ela faz de melhor: cultuar a Deus!

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes merece a atenção de todos os cristãos brasileiros. Desde 2012 o Bola na Rede – Um gol pelo Direito de Crianças e Adolescentes tem chamado a Igreja brasileira para ouvir o clamor dos meninos que choram, meninos cuja voz é ouvida por Deus (GN 21.17).

Este ano, o dia 18 será um domingo. Nossa proposta é que você faça um culto especial pensando na proteção da criança. Proteção tanto espiritual, como prática, isto é: que a família seja um ambiente seguro, que a igreja seja um espaço de cuidado, que a escola e outras organizações sejam lugares de amizade e proteção.

Acesse nossa sugestão de Dinâmica e veja como o pregador ou pregadora do dia 18 pode facilmente realizar este momento de culto em louvor a Deus, clamando pela segurança de nossas crianças e adolescentes.

Acesse também o documento Liturgia e veja sete fotos e breves orações que todo cristão precisa fazer pelas crianças do Brasil. Além do culto, use esse material também em reuniões de oração, de jovens e crianças, escola dominical, reunião das mulheres, dos homens e outros momentos.

Quer saber mais sobre a proteção espiritual de crianças e adolescentes? Acesse o material do Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes e o texto do pastor Silas Santana, O dever espiritual de proteger os pequeninos.


Baixe a Liturgia para o 18 de maio de 2014 Liturgia.pdf (232 downloads)

Baixe a Dinâmica para o 18 de maio de 2014 Dinamica-p-18-de-Maio.pdf (185 downloads) 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Criança Brinca, mas não é Brinquedo. 18 de Maio Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças


Apresentação

Este Projeto nasceu em 2010, período em que tomamos ciência dos números divulgados pela CPI da pedofilia no estado do Pará, ficamos chocados ao ver nosso estado sendo apontado como primeiro lugar em casos de pedofilia. Como sociedade, precisamos fazer algo, para garantir proteção a nossas crianças. Como Igreja mais ainda!

A partir deste período realizamos encontros de “bate papos” e “mesas redondas” com os jovens de nossa igreja; decidimos nos unir a um movimento nacional chamado “Criança Brinca, mas não é Brinquedo” originado em Pitangui (MG) pela Jocum (Jovens com uma Missão) que desde 2008 pelo Brasil realizam manifestos a favor da Proteção Integral de crianças e adolescentes.

Justificativa

“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados.” Provérbios 31: 8

Nenhum ser humano é mais desprovido de autodefesa que uma criança; parafraseando o ECA (estatuto da criança e do adolescente) no Art. 5º é dever da sociedade assegurar a criança como prioridade absoluta. Observamos que o descaso de algumas famílias, de algumas igrejas e do poder público precisam ser questionados e sensibilizados a se manifestarem em favor das crianças e dos adolescentes. Queremos assim nos manifestar em Outeiro que carece de movimentos em favor da proteção integral das crianças e adolescentes.

O presente Projeto surgiu a partir de reportagens como:

·        Brasil ocupa terceiro lugar em casos de pedofilia - Apesar do aumento do número de registros, condenações são raras; demora na entrega de laudos e morosidade da Justiça agravam o problema. http://portal.rac.com.br/noticias/index_teste.php?tp=correio-escola&id=/79168&ano=/2011&mes=/03&dia=/29&titulo=/brasil-ocupa-terceiro-lugar-em-casos-de-pedofilia

·         Brasil é o 1º em exploração sexual infanto-juvenil. http://elo.com.br/portal/colunistas/ver/226256/brasil-e-o-1-em-exploracao-sexual-infanto-juvenil.html

·         Pará é o pior Estado em crimes de pedofilia, aponta CPI - De 2004 a 2008, 688 menores de cinco anos de idade sofreram abusos no Estado http://noticias.r7.com/brasil/noticias/cpi-pede-combate-especifico-a-pedofilia-no-para-20101216.html

·         CPI da Pedofilia do Pará registra 100 mil casos de abuso - De acordo com a CPI, a maior parte dos pedófilos convive com os abusados. O relatório mostra que 81% dos casos se dá nas relações intra-familiares, que envolvem pai, padrasto, tio, avô e outros parentes. http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/02/25/cpi-da-pedofilia-do-para-registra-100-mil-casos-de-abuso/

·         Estupros lideram casos de violência sexual contra crianças no Pará - Enfrentamento deve ser compromisso da sociedade, diz delegada. Quase 1.500 casos de abuso sexual foram registrados em 2012 no estado. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/05/estupros-lideram-casos-de-violencia-sexual-contra-criancas-no-para.html


Objetivos
  • Procurar e juntar dados sobre diferentes tipos de Abusos infanto-juvenis;
  • Propagar os dados sobre esse tema para população Outeirense;
  • Elaborar e distribuir informativos de orientação à população Outeirense;
  • Promover um seminário e Mesa redonda com convidados que dominem a temática;
  • Organizar um manifesto de orientação e identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Cronograma

DIA/HORA/LOCAL
AÇÕES
COLABORADORES
10/05 – Sábado, das 9h às 12h, Assembleia de Deus da Franklin de Maneses.
Seminário para Crianças sobre a Identificação de Sinais de Abuso Sexual
Lilian Ribeiro – CEDCA (Conselho Estadual de Criança e Adolescentes)

10/05 – Sábado, das 16h às 19h, Assembleia de Deus da Franklin de Menezes.
Seminário para Pais e responsáveis sobre a Identificação de Sinais de Abuso Sexual
Lilian Ribeiro – CEDCA (Conselho Estadual de Criança e Adolescentes)
18/05 - Domingo, das 8h às 9h, Auditório da FUNBOSQUE.

Exposição dos Dados levantados e dos principais sinais do Abuso a crianças e adolescentes.

Pr. Rodrygo Gonçalves – Assembleia de Deus; e Lilian Ribeiro – CEDCA (Conselho Estadual de Criança e Adolescentes)

18/05 - Domingo, das 9h às 11h, Auditório da FUNBOSQUE.
Mesa Redonda sobre Proteção à Infância.

Composição da Mesa: Representante do Conselho Tutelar do Outeiro; Lilian Ribeiro - CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente); dep. Arnaldo Jordy (PPS) - relator da CPI da Pedofilia do Estado do Pará; Prof. Thatiana Rodrigues – Professora da Escola Pedro Demo (Outeiro); e Representante do Juizado de Menores.
18/05 – Domingo, das 11h às 13h, Praia Grande e arredores.
Manifesto sobre Orientação a proteção da Infância.
Programação: Teatro sobre a temática; distribuição de Folders explicativos e Orientação à comunidade
Projeto Nação Belém; Membros da Igreja Assembleia de Deus; Conselho Tutelar e Voluntários em Geral.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Terminando a serie 8 Jeitos de Mudar o Mundo (8 Objetivos do Milênio) - 8º Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento Brasil

Pra Terminar a serie 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015, Conhecida também como 8 Objetivos do Milênio – ODM promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

8. TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO

BRASIL: O Brasil foi o principal articulador da criação do G-20 nas negociações de liberalização de comércio da Rodada de Doha da Organização Mundial de Comércio.

Também se destaca no esforço para universalizar o acesso a medicamentos para a Aids.

O país é pró-ativo e inovador na promoção de parcerias globais usando a cooperação sul-sul como veículo.
Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro não discriminatório. Tratar globalmente o problema da dívida dos países em desenvolvimento. Formular e executar estratégias que ofereçam aos jovens um trabalho digno e produtivo. Tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial de informação e de comunicações.
SUGESTÕES DE AÇÕES:

Escolher temas de interesse comum e promover encontros entre escola e comunidade e organizações sociais – é fundamental continuar aprendendo coisas novas sempre.

Organizar o grêmio da escola que pode desenvolver vários cursos como inclusão digital e geração de renda.

Divulgar o que já está sendo feito pela comunidade, no jornal da escola, do condomínio ou do bairro – nada melhor do que compartilhar experiências.

Convidar amigos, vizinhos, empresas e instituições a participarem. Enquanto o seu grupo faz uma ação, muitos outros também estão fazendo a sua parte. O sucesso de um projeto de voluntariado depende das pessoas envolvidas e das parcerias realizadas.

Não votar em candidatos que ofereçam, em troca de votos, favores como emprego, dinheiro, cestas básicas, consultas médicas etc.

Fiscalizar a atuação dos políticos, exigindo que eles cumpram as promessas de campanha.

Exercer o dever de cidadão, participando ativamente do planejamento da cidade – por meio do Orçamento Participativo, do Plano Diretor ou dos Conselhos Municipais.

Participar de discussões e projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), incentivando o engajamento de outras pessoas, organizações e empresas.

Formar parcerias com setor público, empresas, associações e conselhos, a fim de resolver os problemas mais relevantes do bairro.

Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso a medicamentos seguros e a preços acessíveis.

Sensibilizar o Conselho de Bairro para que reivindique o acesso à Internet e a outros meios de comunicação, além de se disponibilizar para projetos de inclusão digital voltados para jovens em situação de desvantagem social.
Promover ações voluntárias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos do Milênio. 

domingo, 4 de maio de 2014

8 Jeitos de Mudar o Mundo. 7º Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente (Objetivos do Milênio)

Continuando a serie sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015, Conhecidos também como 8 Objetivos do Milênio – ODM, estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas. hoje falaremos do segundo.


Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

7. QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE



BRASIL: O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia. Acesso à água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelo país. O ODM 7 é considerado por muitos como um dos mais complexos para o país, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais.
Promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário.

SUGESTÕES DE AÇÕES:

Fazer campanhas de uso racional de água e energia.

Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.

Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.

Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.

Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.

Não fumar em ambientes públicos fechados.

Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para reguar plantas. Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.

Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica.

Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.

Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.

Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.

Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado. 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2014! Faça parte dessa mobilização

  O que é o DIP?


Há 26 anos, a Portas Abertas realiza o DIP – Domingo da Igreja Perseguida, evento que tem o objetivo de engajar a Igreja brasileira na causa dos cristãos perseguidos por amar a Jesus. Em 2013, tivemos o envolvimento de 5.021 organizadores e igrejas brasileiras que se comprometeram a orar e socorrer a Igreja Perseguida, fazendo a diferença.

Em pleno século 21, cerca de 100 milhões de cristãos enfrentam hostilidade e perseguição religiosa pelo simples fato de seguir a Cristo. Essa intolerância vêm de várias fontes: governo, sociedade e até mesmo da família. Por causa de sua fé, esses irmãos enfrentam encarceramento, agressões físicas e psicológicas, ameaças, perda de emprego ou até a morte.

O Domingo da Igreja Perseguida foi criado em 1987, pelo Irmão André (fundador da Portas Abertas) e tem sido realizado no Brasil desde 1988. A data em si varia de ano a ano, pois é marcada no domingo, logo após Pentecostes. Este critério foi adotado porque o relato bíblico de Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, portanto, podemos dizer que esta foi a “fundação” da Igreja Perseguida. Excepcionalmente neste ano, em virtude da Copa do Mundo, o DIP não acontecerá nesta data simbólica, tendo sido transferido para o dia 25 de maio.

Envolva-se! Inscreva sua igreja, seja um organizador do DIP, incentive seu líder e seu pastor a orar pela causa da Igreja Perseguida, divulgá-la e contribuir financeiramente para ela. No dia 25 de maio de 2014, aproveite a liberdade que temos como Igreja brasileira e utilize-a no serviço aos nossos irmãos perseguidos. “Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos” (Filemom 1.7b).
  

Nós e os cristãos perseguidos contamos com você!

Equipe Portas Abertas Brasil

terça-feira, 22 de abril de 2014

Ministério Nação Belém no Pré-Congresso de Missões em Bragança-PA.

Neste final de Semana o Ministério Nação Belém juntamente com o Projeto Angola esteve no Pré-Congresso de Missões em Bragança-PA que aconteceu na Congregação Moriá.


Ministramos louvor e palavra no sábado dia 12 pela noite, onde falamos de Missões Mundiais, mostrando experiencias, e na manhã do domingo dia 13, falamos de Missões Locais. 


O Espirito de Deus se manifestou, foi lindo ver Deus colocando Missões no coração da Igreja.


Queremos agradecer ao Pr. Paulo Oeiras, Pastor de Missões de Bragança pelo convite. Que Deus derrame sede e fome nesta igreja para ser um celeiro para as nações...

segunda-feira, 14 de abril de 2014

8 Jeitos de Mudar o Mundo. 6º Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças (Objetivos do Milênio)

Continuando a serie sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015, Conhecidos também como 8 Objetivos do Milênio – ODM, estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas. hoje falaremos do segundo.


Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

6 - COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS

BRASIL: O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública. Quase 200 mil pessoas recebem tratamento com antirretrovirais financiados pelo governo. A sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país.


De acordo com o UNAIDS, a prevalência de HIV no Brasil é de 0,5%, com cerca de 600 mil pessoas infectadas.


Até 2015, ter detido a propagação do HIV/Aids e garantido o acesso universal ao tratamento. Deter a incidência da malária, da tuberculose e eliminar a hanseníase.

SUGESTÕES DE AÇÕES:

  • Fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue, principalmente no verão, época de epidemias de dengue.
  • Incentivar a população a participar das campanhas de vacinação.
  • Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas.
  • Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), na comunidade. Orientar sobre sintomas e busca de tratamento médico.
  • Fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento.
  • Cuidar de nossa higiene, e incentivar e orientar que outros façam o mesmo.
  • Usar preservativo, exigir sangue testado e não compartilhar seringas e agulhas, prevenindo-se do HIV.
  • Procurar um posto de saúde ao identificar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormentes na pele. Hanseníase tem cura.
  • Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam.
  • Não deixar acumular água em plantas, vasos, calhas, pneus, vidros e outros recipientes, evitando que surjam focos do mosquito transmissor da dengue em casa, na rua, no bairro.
  • Encaminhar as pessoas com febre e tosse persistentes ao serviço de saúde, além de orientar os portadores de tuberculose para que façam o tratamento completo – mesmo que não apresentem mais os sintomas da doença.
  • Sensibilizar familiares e amigos a não estimularem o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas conseqüências.
  • Identificar, na família e na comunidade, pessoas que fazem uso abusivo de álcool, encaminhando-as aos serviços de saúde para tratamento médico e apoio psicossocial.
  • Incentivar o debate entre a universidade, as escolas e a comunidade para atingir mais amplamente esse objetivo.
Fonte: http://www.objetivosdomilenio.org.br/doencas/

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Orando pela China


O que você faria se as igrejas de sua cidade começassem a ser demolidas? Na China, milhares de cristãos promoveram uma passeata para pedir que as autoridades de Zheijiang suspendam uma operação para demolição de igrejas. Você pode simplesmente ignorar essa informação, ou compartilhar com um amigo que possa interceder por esta situação. 


quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Só Te Digo Vai te leva para conhecer o PROJETO JUTUBA



O Só Te Digo Vai te leva para conhecer o Projeto Jutuba! Projeto missionário e social com ribeirinhos. Você está convidado a participar ou fazer doações. Quer saber como? Visita o blog --> http://migre.me/iCtlL.


Quero agradecer ao Lucas Duate e todo Só Te Digo Vai, ficou muito bom, que Deus os abençoe.
Pr. Rodrygo Gonçalves